Dia da Mulher é comemorado com atividades na Praça

Nesta quarta-feira (08), a Prefeitura de Ibitinga realizou um Encontro de Mulheres na Praça Rui Barbosa com a participação de diversas secretarias em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Famílias inteiras puderam desfrutar de uma manhã repleta de atividades, voltadas especialmente para as mulheres.

Os participantes contaram com corte de cabelo e maquiagem, ouviram música ao vivo, palestra motivacional ao ar livre, além de orientações sobre violência doméstica. O evento também teve atividades esportivas como ginástica, pilates e dança na praça.

No local também estava presente a equipe de saúde com os serviços de aferição a pressão arterial, glicemia e orientações sobre prevenção do câncer colorretal e de útero.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Ibitinga e contou com o envolvimento da Cultura, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social e apoio das demais secretarias.

Importância do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos Estados Unidos e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do século XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia.

Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal).

Somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.