15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

No dia 15 de junho, o mundo se une para reconhecer e combater um problema alarmante que afeta uma parcela vulnerável da nossa sociedade: a violência contra a pessoa idosa. O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído com o objetivo de aumentar a visibilidade desse grave problema e promover a conscientização sobre a importância de proteger e respeitar os direitos dos idosos.

“A população idosa merece nosso respeito, cuidado e apoio incondicional. No entanto, infelizmente, muitos idosos enfrentam diversos tipos de violência, como abuso físico, emocional, financeiro e negligência. Essas formas de violência são inaceitáveis e devem ser combatidas de forma enérgica em todas as esferas da sociedade”, explica Paula Hermida Sacomano, Coordenadora do CREAS.

Neste Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, é essencial refletir sobre como é possível contribuir para criar um ambiente seguro e inclusivo para os idosos. Isso envolve combater o preconceito, promover a igualdade de direitos, fornecer recursos adequados para garantir o bem-estar físico e emocional dos idosos e garantir que tenham acesso a serviços de qualidade.

“É responsabilidade de todos nós denunciar qualquer forma de violência contra os idosos. Se você suspeita ou presencia algum caso de violência, não se cale. Através do Disque 100 é possível relatar casos de abuso, inclusive de forma anônima”, completa Paula. 

Unidos, é possível criar um mundo onde os idosos sejam valorizados, respeitados e protegidos. A violência contra a pessoa idosa é uma questão urgente que demanda ação de todos.

 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga