Queimadas fazem mal ao meio ambiente e a saúde das pessoas

As queimadas são problemas ambientais que ocorrem durante o ano todo, tendo na estiagem que segue até o mês de outubro, a época com maior incidência, destruindo vegetações e matando animais. Pode também, destruir áreas produtivas como lavouras e pastagens, provocando grandes prejuízos.
As queimadas associadas ao clima seco aumentam a incidência de problemas respiratórios.
A lista de problemas provocados pelas queimadas é extensa. Os mais leves são ardência na garganta, tosse, dificuldade para respirar, dor de cabeça e afeta também, os olhos e nariz.
A Prefeitura de Ibitinga, através do Serviço Autônomo Municipal de Saúde (SAMS), orienta a população a tomar alguns cuidados que amenizam os efeitos das queimadas na saúde, como evitar a proximidade com incêndios para não inalar a fumaça, tomar bastante água e manter os ambientes umidificados. Pacientes com antecedentes de doenças alérgicas respiratórias, seguir recomendações do seu médico.
A combinação entre a fumaça gerada pelas queimadas e a Covid-19 pode ser catastrófica para as pessoas e evitá-las é sempre o caminho mais viável.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente indica ao fumante para não jogar pontas de cigarro em áreas florestais, ou às margens das rodovias; pede para a população não incinerar lixos em casa, ou na limpeza de terrenos baldios; recomenda muita atenção quanto aos fogos de artifício e alerta que as queimadas para plantio são proibidas e só podem ocorrer com autorização dos órgãos competentes.
Causar queimadas é crime ambiental e a denúncia pode ser feita à Polícia Ambiental 3342-4221 ou Corpo de Bombeiros (193).
Divulgação: Prefeitura de Ibitinga