No dia 23 de julho, a Usina Hidrelétrica Ibitinga (região de Cambaratiba) fará um simulado de evacuação da Zona de Autossalvamento como parte das ações contínuas previstas em seu Plano de Ação de Emergência (PAE).

A ação é voltada para a população que reside nas proximidades do Rio Tietê, para agir em situações de emergência e testar as rotas de evacuação e o sistema de alerta por sirenes que foram implementados este ano.

O simulado acontecerá no dia 23 de julho durante o dia todo. Serão 4 eventos coordenados pela Geometrisa, AES Brasil e Defesa Civil de Ibitinga. Vários profissionais especializados estarão envolvidos nesta operação.

A Prefeitura de Ibitinga reforça que não há motivo algum para pânico. O Simulado, bem como as outras ações do PAE, visam cumprir o que manda a legislação, além de disseminar na comunidade uma cultura de segurança e prevenção.

O diretor da Defesa Civil de Ibitinga, Everton Farias, explica que, embora a participação no simulado seja voluntária, é importante a participação de toda a comunidade. “É essencial que todos estejam familiarizados com os sinais das sirenes, as rotas de evacuação e os pontos de encontro, para promover uma cultura de segurança contínua”, ressalta.

“A hidrelétrica continua estável e segura. A realização periódica dos simulados de evacuação visa garantir o correto funcionamento das sirenes, em conformidade com a legislação vigente. No dia 23/07, sob o comando unificado da Geometrisa, AES Brasil e Defesa Civil, as sirenes serão acionadas, emitindo alertas para a população que reside nas proximidades do Rio Tietê que deverá seguir as rotas de evacuação em direção aos pontos de encontro definidos antecipadamente no PAE”, orienta Everton.