Ibitinga: Ladrões de loja são presos com apoio da Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibitinga participou de diligência que culminou na prisão de indivíduos acusados de praticarem furto qualificado na cidade. A ação ocorreu na noite desta segunda-feira (15), em um trabalho conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil.

De acordo com informações, os indivíduos estariam praticando o crime de furto em lojas de diversos bairros da cidade, com uso de arrombamento de portas e de vidros ‘blindex’.

“Câmeras de segurança ajudaram os profissionais de segurança a identificarem os possíveis autores. Segundo as apurações, esses indivíduos são os mesmos que quebraram o vidro de uma loja da José Custódio na mesma noite em que foram capturados”, informou o Secretário de Segurança Pública da Prefeitura, Claudio Alcalá.

Segundo o chefe da Guarda Municipal, Lucas Viana, a participação dos agentes da segurança municipal (Guarda Civil) lograram êxito em localizar um dos supostos autores, que estava em uma bicicleta munido de um martelo – supostamente utilizado para quebrar o vidro na ação criminosa da última noite.

“A localização deste segundo indivíduo se deu com o uso de ronda pelo centro da cidade e apoio técnico dos guardas da Central de Monitoramento e Vigilância. Percebeu-se que a bicicleta era a mesma que apareciam nas imagens de segurança particular da loja e, então, os guardas detiveram o suspeito e o levaram para a delegacia”, detalhou Lucas Viana.

O outro indivíduo foi localizado na casa dele, após ser reconhecido por policiais militares que atenderam a ocorrência após o furto, e se dirigiram à residência do suspeito. O mesmo tentou se evadir do local pulando o muro, mas foi capturado, detido e levado para a delegacia.

Um dos acusados foi solto na manhã desta terça-feira (16), depois de passar por audiência de custódia. O outro permanece preso e será encaminhado para  cadeia pública de Santa Ernestina.

Guarda Civil recebe investimentos

A Prefeitura de Ibitinga tem investido recursos em sua Guarda Civil Municipal. Além de construir uma central de monitoramento por câmeras na cidade, aumentou seu efetivo em 54% por meio de concurso público, investiu em treinamentos de combate, adquiriu coletes a prova de balas e equipou os profissionais com acessórios pertinentes ao trabalho.

A Prefeitura também investiu cerca de R$ 100 mil em rádios transmissores digitais de última geração para os trabalhos da Guarda.

Detalhes em:

Guarda Civil começa a atuar com coletes a prova de balas

Central de Monitoramento já é realidade em Ibitinga