Semana de Combate à Dengue: ações são intensificadas para prevenir a doença

Durante toda esta semana, a Prefeitura de Ibitinga através do departamento de Combate às Endemias, intensificam as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com o objetivo de prevenir a doença, diversas atividades serão realizadas em pontos estratégicos da cidade.

“A previsão nacional para este ano é um aumento expressivo dos casos relacionados à Dengue. Em Ibitinga temos conseguido manter um controle sobre os casos, aliado diretamente às ações de Combate a Endemias. Os esforços e  trabalhos neste  momento é  a fim de manter o controle dos casos”, explica a Gestora de Saúde, Queila Pavani

Além das tradicionais visitas domiciliares dos agentes de endemias, que realizam vistorias e orientações à população, haverá ações de panfletagem em locais como mercados e semáforos, no intuito de conscientizar a população sobre a importância de evitar criadouros do mosquito.

As escolas municipais também estarão envolvidas na campanha, com conteúdos educativos sendo disseminados entre os alunos e professores. O objetivo é que a conscientização seja levada para casa e assim, os alunos possam se tornar agentes multiplicadores na prevenção da doença.

A população também pode e deve contribuir com a prevenção da dengue, adotando medidas simples, como evitar acumular água em recipientes expostos, manter a limpeza de terrenos e quintais, e usar repelente. Cada pessoa pode fazer a sua parte na luta contra a dengue.