Começou a Campanha de Vacinação contra Poliomielite em Ibitinga

Nesta segunda-feira (27), começou em Ibitinga a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai acontecer até o dia 14 de junho, na Sala de Vacinas, à Rua Tiradentes nº 538 – Centro.

Ação quer reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.

A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, a partir do segundo semestre de 2024. Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração.

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989, no entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

No dia 8 de junho, sábado, também realizaremos o dia “D” da Vacinação em Ibitinga. Programe-se.