Ibitinga articula medidas para enfrentar nova onda de síndromes respiratórias

A Prefeita Municipal de Ibitinga, Cristina Arantes, anunciou o planejamento de novas medidas de enfrentamento e ampliação da força de trabalho contra a atual onda de síndromes respiratórias. Os atendimentos a pessoas com sintomas gripais leves passaram a sobrecarregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro de Referência de Combate à Covid-19 (CRCC).

“Uma reestruturação na prestação de serviços de saúde já está sendo pensada e será lançada brevemente. A organização desta nova frente de enfrentamento é feita junto ao Comitê de Combate à Covid-19, composta por médicos, enfermeiros, técnicos e agentes públicos de diversos setores”, disse a Prefeita, Cristina Arantes.

De acordo com dados de controle epidemiológico, só nesta terça-feira (4) foram 534 atendimentos de pacientes no CRCC e na UPA. O número é 135% maior que o registrado terça-feira passada e representa 35% do total de atendimentos feitos na UPA e no CRCC em todo o mês de dezembro.

“A sobrecarga se dá porque, atualmente, temos a circulação de diversas doenças: covid-19, gripe e dengue. A dengue não é uma síndrome respiratória, mas apresenta alguns sintomas semelhantes à gripe, como febre, dor no corpo e nas articulações”, explicou Queila Pavani, diretora executiva do SAMS.

Atendimento Prioritário

A Santa Casa de Ibitinga ressalta que os atendimentos médicos para pacientes com síndromes gripais, devem ser realizados, prioritariamente, no CRCC (Centro de Referência de Combate à Covid-19).

“Lá estão os profissionais especializados para avaliar e tratar pacientes caso a caso. Lá também são feitos testes rápidos para Covid-19”, recomendou Vanessa Pultrini, diretora da Santa Casa.