Diretoria Regional de Saúde de Araraquara publica dados relacionados à dengue da região

Na última sexta-feira (24) a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Araraquara, publicou dados oficiais relacionados à dengue da região, segundo levantamento do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE). O município de Ibitinga pertence a regional de Araraquara e também teve seus dados computados.

Segundo informações constantes no Boletim, a região, composta por 24 municípios, até a data de fechamento possuíam 8036 casos confirmados para dengue. Ibitinga consta no boletim com 88 casos confirmados e é classificado com alto risco de epidemia, os dados mais alarmantes são de Taquaritinga (3730), Itápolis (1809), Boa Esperança do Sul (992) e Tabatinga (584).

“Não podemos deixar de conscientizar em relação aos cuidados com as casas e terrenos, inclusive, o simples fato de jogar lixo no lixo contribui para diminuição de criadouros do mosquito. É importante que as pessoas saibam que essa guerra é de todos”, destaca Amanda Lambert, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Em Ibitinga, a Vigilância Epidemiológica em parceria com órgãos de saúde municipais estão realizando busca ativa dos suspeitos de dengue para coleta de material de sorologia no período correto. Atualmente o sorotipo de dengue em circulação em Ibitinga é o tipo 1.

A manutenção do quintal limpo e livre de entulhos e objetos que possam acumular água é uma medida simples, mas eficaz no combate às endemias, principalmente à dengue.

Inseticida/Fumacê

O inseticida, popularmente conhecido como fumacê, é autorizado através do Ministério da Saúde, pois é necessária a utilização do subtipo com comprovação de eficácia contra o mosquito vetor da Dengue.

Desta forma a  Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) não aconselha uso de nenhum outro inseticida que não seja fornecido pelo Ministério da Saúde. Atualmente o utilizado é o Cielo, trata-se de composto importado, por isso a demora da chegada.

Sintomas

Além disso, é importante que a população esteja atenta aos sinais e sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e manchas vermelhas na pele, e procure atendimento médico imediatamente em caso de suspeita.

Controle de Endemias

Endereço: Avenida Anchieta, 306, Vila Maysa -Ibitinga/SP