Combate ao Mosquito Transmissor da Dengue Ganha Importantes Aliados em Ibitinga

A Prefeitura de Ibitinga, através do Serviço Autônomo Municipal de Saúde (SAMS) e do Controle de Endemias, está mobilizando a comunidade no combate ao mosquito transmissor da dengue. Em uma ação educativa realizada na sexta-feira, dia 07/06, os alunos da Escola Lucy tiveram a oportunidade de aprender na prática sobre a importância da prevenção da dengue, acompanhando de perto o trabalho dos agentes de endemias.

Educação e Conscientização

A iniciativa, desenvolvida há dois meses como parte da matéria eletiva em saúde na Escola Lucy, tem como objetivo transformar os estudantes em pequenos agentes de mudança. “Realizamos um trabalho dentro da Escola Lucy, onde reforçamos os cuidados que as crianças devem ter para evitar a proliferação do mosquito, com o objetivo de transformá-los em pequenos agentes de mudança. Ensinamos sobre a importância de combater o mosquito desde cedo, os cuidados com o quintal e o descarte do lixo”, explica Nilton César da Silva Ribeiro, chefe de Endemias.

Na sexta-feira, um grupo de alunos, supervisionado por professores e agentes de endemias, visitou residências próximas à escola para verificar se havia algum objeto com água parada que pudesse servir como criadouro para o mosquito. Essa abordagem prática complementa as aulas teóricas, ajudando as crianças a internalizar a importância das medidas preventivas.

Impacto na Comunidade

“O trabalho que o SAMS está desenvolvendo na Escola Lucy é excelente, dinâmico e lúdico. Falar sobre isso na escola é a certeza de que a comunidade também vai ficar sabendo, porque as crianças são fontes diretas de informação. Elas gostam de colocar em prática aquilo que aprendem na sala de aula, e é justamente com isso que nossos agentes de endemias trabalham”, reforça Queila Pavani, gestora do SAMS.

A ação educativa visa não apenas informar, mas também sensibilizar as crianças sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate à dengue. “As crianças de hoje serão adultos conscientes amanhã. E cada ação conta na luta contra esse mosquito”, conclui Nilton César.

Convite à População

A Prefeitura de Ibitinga faz um convite à população para que se junte a essa luta contra a dengue. A conscientização e a participação ativa de todos são fundamentais para eliminar os criadouros do mosquito e proteger a saúde de toda a comunidade. Verifique seu quintal, descarte corretamente o lixo e ajude a espalhar essa mensagem.

Juntos podemos vencer a dengue!

Acompanhe nossas redes sociais e veja as ações da Prefeitura: @prefeituraibitinga