A importância do combate às endemias e a manutenção do quintal limpo

As endemias são doenças que afetam uma determinada região ou comunidade com frequência, e podem ser transmitidas por vetores como mosquitos, ratos e outros animais. Dentre as endemias mais comuns no Brasil, destaca-se a dengue, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode levar a complicações graves e até mesmo à morte.

Em Ibitinga, a Vigilância Epidemiológica em parceria com órgãos de saúde municipais estão realizando busca ativa dos suspeitos de dengue para coleta de material de sorologia no período correto. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, atualmente o sorotipo de dengue em circulação em Ibitinga é o tipo 1.

“Além das medidas adotadas pela Vigilância Epidemiológica, é fundamental que cada cidadão faça a sua parte no combate à dengue e outras endemias, mantendo o quintal limpo e livre de recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas e vasos de plantas”, explica Amanda Lambert, coordenadora de Vigilância Epidemiológica

A manutenção do quintal limpo e livre de entulhos e objetos que possam acumular água é uma medida simples, mas eficaz no combate às endemias, principalmente à dengue.

Além disso, é importante que a população esteja atenta aos sinais e sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e manchas vermelhas na pele, e procure atendimento médico imediatamente em caso de suspeita.

Portanto, é fundamental que todos os cidadãos estejam engajados no combate às endemias, especialmente à dengue, adotando medidas preventivas como a manutenção do quintal limpo e livre de objetos que possam acumular água.