Plano de mobilidade urbana de Ibitinga é apresentado em audiência pública

A Prefeitura de Ibitinga, por meio de empresa especializada, apresentou ontem (1) o resumo do Plano de Mobilidade Urbana do município de Ibitinga. O documento é uma série de estudos, diretrizes e estratégias que contempla uma ampla reestruturação em acessibilidade, transporte coletivo, segurança viária e trânsito.

A apresentação foi feita em audiência pública perante membros da sociedade civil, agentes políticos e representantes de classes interessadas no assunto que afeta positivamente toda a população.

“Esse plano foi elaborado depois de meses de estudos teóricos e práticos, junto a pesquisas de opinião com a população e levantamentos técnicos de campo. Neste tempo nós conversamos com diversos setores da administração pública, visitamos as ruas das cidades, utilizamos o transporte público e encontramos problemas e oportunidades para que o transporte e a mobilidade de forma geral sejam estrategicamente pensados como, de fato, direito de todo cidadão”, disse Marília Hildebrand, consultora de mobilidade da Polo Planejamento.

A conclusão do trabalho orienta a estrutura física e de projetos de políticas públicas no contexto da mobilidade urbana, que envolve pedestres, ciclistas, usuários de transporte público, motociclistas e motoristas.

“Neste processo, também foi proposta a completa reestruturação do transporte público, com ampliação do número de linhas, horários e frota. Foi apresentada a estimativa de custo para a operação deste novo sistema, bem como novas formas de obtenção de recursos para financia-lo”, complementou Tatiana Landi, coordenadora da Polo Planejamento.

O novo sistema tem como objetivo devolver ao município a cultura da utilização do transporte público, ampliando sua oferta e garantido confiabilidade. “A ideia é aumentar a qualidade desse serviço essencial de tal forma, que o transporte coletivo será atrativo à maioria da população, dando agilidade, segurança e fluidez”, disse Frauzo Ruiz Sanches, prefeito em exercício de Ibitinga.

Objetivos do Plano:

• Garantir conforto e segurança nos deslocamentos realizados por modos ativos (pedestres e ciclistas) de transporte;
  • Aumentar a utilização do transporte público pela população;
  • Aumentar a qualidade do sistema viário e melhorar a conexão entre os bairros;
  • Melhorar a segurança viária, diminuindo o número de sinistros de trânsito;
  • Garantir a gestão eficaz e eficiente da mobilidade municipal.