Recape: Começam os trabalhos de recape no bairro Tropical

Teve início na data de hoje (24), o recape nas ruas do bairro Tropical. Ao todo serão recuperados 45.314,99 m² de asfalto (todas as ruas), e o valor do investimento é  R $2.703.385,54 oriundos de recursos próprios.

“Os locais estavam muito deteriorados e a operação tapa buracos já não seria efetiva no local. A Prefeitura de Ibitinga tem realizado levantamento nas ruas da cidade para que possa determinar a melhor forma de recuperação das vias que precisam de reparos”, explica o Diretor de Obras, João Hirabahasi.

WhatsApp Image 2023-03-24 at 14.26.47 (1)

A recuperação do asfalto nas vias é feita de algumas formas, sendo as mais comuns tapa buracos, reperfilamento asfáltico ou recape.

Tapa Buracos
Como o próprio nome diz, tratam-se de serviços bastante pontuais em buracos superficiais que abriram-se no asfalto.

Reperfilamento
Operação que tem como objectivo (por regularização com fresagem ou por adição de materiais) restituir ao pavimento o seu perfil primitivo (longitudinalmente, mas sobretudo transversalmente) ou a conferir-lhe um perfil melhorado.

Recape

O recape asfáltico é feito quando boa parte da via apresenta fissuras, abaulamento ou infiltração, sem que haja riscos na base do pavimento. Tal análise é feita com o uso de máquinas e técnicos aptos a avaliar em que grau o asfalto está comprometido.