Obras: Nova fase da reforma e recuperação da Praça Jorge Tibiriçá teve início

Obras: Nova fase da reforma e recuperação da Praça Jorge Tibiriçá teve início

A manhã desta terça-feira (14), foi marcada pelo início da nova fase de reforma e recuperação da Praça Jorge Tibiriçá. O local já passou por uma fase de adequação dos estacionamentos na face da Rua Prudente de Moraes e da Rua Dr. Teixeira. (Relembre) 

A nova fase de recuperação prevê: 

  • Calçamento da praça;
  • Piso emborrachado com fonte interativa (espelho d’água);
  • Iluminação nova;
  • Brinquedos;
  • Novo banheiro com Depósito de Material de Limpeza (DML);
  • Iluminação;
  • Piso intertravado na face da Rua José Custódio. 

Os banheiros existentes serão demolidos, conforme análise técnica da Secretaria de Obras de Ibitinga, “ os banheiros já possuíam questões estruturais diversas, mas a principal é o quesito de acessibilidade. Desta forma serão construídos sanitários adequados, seguindo a normativa vigente de acessibilidade, incluindo área de DML”, explica Marcio Negrini, secretário da pasta. 

Espécies arbóreas

Para a revitalização da Praça também foi efetuado levantamento das espécies arbóreas e identificadas as espécies com risco de queda ou com efetios à fauna.

“Para este levantamento levamos em consideração os aspectos das espécies, enraizamento, solo, copa, altura, estrutura do tronco e das folhas, idade, presença de podridão e oco, bem como os efeitos na fauna, como no caso da espatódea que é tóxica para as abelhas. As espécies que apresentavam avarias na saúde e consequente risco de queda, foram indicadas erradicações e posterior substituição por espécie adequada”, salienta Pedro Henrique Paez Jose, coordenador de atividades ambientais. 

Ainda, segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a indicação das espécies para o local levam em conta o solo, espaço físico e o tamanho da copa das árvores para que as mesmas não interfiram na iluminação. 

A revitalização da Praça Jorge Tibiriçá visa adequar o espaço para o lazer da população ibitinguense, como também oferecer um espaço adequado de descanso e espera aos turistas, vez que a praça possui grande proximidade ao Centro Comercial. 

 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga