Educadores participam de formação focada em musicalização infantil

Nesta terça-feira (22), cerca de 200 professores da rede municipal de educação infantil participaram da oficina de musicalização na educação infantil, formação proporcionada pelo programa ‘Brasil Cultural”, como parte do princípio de construção de conhecimento através da música com enfoque na primeira infância. A atividade aconteceu no auditório da Escola CIEI e foi ministrada pelo educador, Danilo Kirnew.

Segundo a secretária de educação, Claudenice Boralli, “o objetivo da musicalização na educação infantil é estimular as habilidades sociais, emocionais, físicas e psicológicas de maneira lúdica. Além disso, ela também contribui diretamente com o desenvolvimento da inteligência emocional e melhora a nossa qualidade de ensino”.

“A vivência musical é um ciclo formativo, que propõem o ensino musical através de jogos e brincadeiras fáceis e estimulantes, trabalhando ritmo, harmonia e melodia”, explicou Eliete, supervisora da rede municipal de ensino.

Entenda

A musicalização é o uso da música como ferramenta de aprendizagem e construção do conhecimento na educação. O objetivo da formação é ter a criança como foco das atividades, além de apresentar recursos que incentivem a criar experiências importantes para a formação completa do cidadão, estimulando a troca entre criança e educador através da música.