Utilidade Pública: Você sabe como descartar embalagens dos defensivos agrícolas?

No último dia 11, foi o Dia de Controle de Poluição por agrotóxicos. Pensando na importância ambiental para esta data, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibitinga, separou dicas valiosas aos usuários de defensivos agrícolas nas lavouras, quanto ao descarte de embalagens.

Quais os perigos de não fazer o descarte de embalagens vazias corretamente?

O descarte incorreto pode contaminar o solo e a água, sendo prejudicial às plantas aquáticas, peixes, animais terrestres, além de poder ocorrer intoxicação aguda ou crônica.

A intoxicação humana por exposição excessiva aos produtos tóxicos classifica-se em :

Leve : Caracterizada por cefaléia, irritação cutâneo-mucos, dermatite de contato irritativa ou por hiper sensibilização, náusea e discreta tontura.

Moderada : Caracterizada por cefaléia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesia, dispnéia, salivação e sudorese aumentada.

Severa : Caracterizada por miose, hipotensão, arritmias cardiacas, insuficiência respiratória, edema agudo do pulmão, pneumonite, choque, coma, podendo evoluir para óbito.

A responsabilidade do descarte de embalagens de agrotóxicos é dever de todos que fazem parte da cadeia de produção e utilização, formando assim o ciclo produção-venda-uso-retorno, caracterizando assim a logística reversa.

Descarte correto

Agricultores :

- Lavar, inutilizar e armazenar temporariamente o material    conforme orientação técnica;

- Devolver as embalagens no local indicado na nota fiscal;

- Guardar o comprovante de devolução (fornecido pelo canal  de distribuição) por um ano.

Canais de Distribuição e Cooperativas :

- Indicar na nota fiscal o local para devolução da embalagem pós consumo;

-  Receber, armazenar adequadamente o material;

-  Emitir comprovante de devolução aos agricultores;

-Educar e conscientizar produtores da importância de participação na logística reversa.

Industria Fabricante :

- Retirar as embalagens armazenadas nas unidades de recebimento;

-  Dar a correta destinação ao material (reciclagem ou incineração);

- Educar e conscientizar produtores, da importância de participação na logística reversa.

O programa de logística reversa é denominado Sistema Campo Limpo, gerenciado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). Conforme a legislação brasileira, as embalagens vazias precisam ser devolvidas em até um ano.