Ibitinga ganha usina móvel trituradora de resíduos sólidos de construção civil

Nesta sexta-feira (03), a Prefeitura de Ibitinga recebeu uma Usina Móvel para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil do Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo (CICESP), formado pelos municípios de Iacanga, Ibitinga, Borborema, Novo Horizonte, Tabatinga, Pongaí, Itápolis e Pirajuí

A usina atenderá os municípios que compõem o Consórcio e servirá para triturar os entulhos gerados na região, como: tijolos, reboco, telhas, pilares, pisos, lajes, etc. Este material, após triturado e passado pelo ímã para a retirada dos materiais ferrosos, passará a ser de grande valia, e poderá ser utilizado em aterramentos e cobertura de estradas rurais.

A usina móvel trituradora de resíduos sólidos de construção civil é avaliada em  R$ 3.232.500,00, sendo um cavalo mecânico (R$537.500,00) e a usina móvel (R$ 2.695.00,00).

Depoimentos

"Estamos muito felizes com essa conquista dos municípios, pois assim poderemos destinar os resíduos de maneira que iremos gerar um novo produto de interesse às prefeituras, esta usina móvel trará retorno econômico e ambiental para a nossa região", afirmou Cristina Arantes,  prefeita de Ibitinga e tesoureira do CICESP.

“A nossa região necessitava de uma destinação adequada para esse tipo de resíduo, mas o valor do investimento tornava-o inviável para um único município, não só pelo valor de aquisição, mas pelo valor da operação e manutenção. A aquisição conjunta vai reduzir esses custos e evitar que o equipamento fique ocioso, já que ele é de alta capacidade de produção, passando de 100 toneladas por hora de operação”, pontuou Natália Brambila, diretora executiva do CICESP.

Como vai funcionar

A usina móvel vai se deslocar até as áreas de depósito deste material e vai prestar serviço temporariamente em cada município, em forma de rodízio.

Quem participou

Várias autoridades dos municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo (CICESP) estiveram presentes como: Cristina Arantes, prefeita de Ibitinga, Frauzo Ruiz Sanches, vice-prefeito de Ibitinga, Vladimir do Carmo Reggiani, prefeito de Itápolis, Dr. Eduardo Ponquio Martinez, prefeito de Tabatinga, Vladimir Antonio Adabo, prefeito de Borborema, Eli Doniseti Cardoso, prefeito de IacangaGilhiard Henrique de Bortoli, prefeito de Pongaí, Cesar Fiala, prefeito de Pirajuí e Letícia Zavaneli, diretora de Meio Ambiente de Novo Horizonte

Os vereadores, Adão Ricardo, Alliny Sartori, Janaína Bastos e Célio Aristão também participaram do evento