Ibitinga: Palestra sobre HIV atrai mais de 100 jovens ao auditório da Escola Victor Maida

Ibitinga: Palestra sobre HIV atrai mais de 100 jovens ao auditório da Escola Victor Maida

Uma palestra sobre HIV/AIDS atraiu mais de 100 adolescentes, jovens e adultos, na noite desta segunda-feira (6), na Escola Victor Maida. A iniciativa fez parte da campanha “Fique Sabendo”, organizada pela Prefeitura através do SAMS, com foco na prevenção e diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

A palestra foi ministrada por Thiago do Vale, que usa sua experiência de vida com HIV para conscientizar pessoas sobre o vírus que pode provocar a AIDS.

“Eu decidi abrir minha experiência pessoal para que as pessoas entendam mais profundamente sobre o HIV. Acredito que o conhecimento pode salvar vidas e minha história pode encorajar os jovens a terem maturidade diante de sua vida sexual, entendendo os riscos, tendo responsabilidades; mas também os meios de proteção, de diagnóstico e, se diante de uma infecção, as possibilidades de uma vida normal, como a que eu tenho”, discursou Thiago.

O palestrante abordou os preconceitos e os tabus em torno do assunto. Segundo ele, a informação transparente sobre HIV, AIDS (e outras infecções sexualmente transmissíveis) é a chave para o fim de conceitos inapropriados.

“Precisamos ir além do discurso de que é necessário usar camisinha. Esse é um dos itens de protocolo de segurança, mas existem outros que são poucos difundidos. Os jovens precisam conhecer mais a fundo sobre o tema, inclusive seus direitos e as portas de acolhimento”, justificou o palestrante, que também é dentista e artesão na cidade de Tabatinga/SP.

A palestra durou cerca de uma hora e foi aberta para perguntas diversas dos jovens presentes. No local estavam alunos, professores, estudantes da área da saúde, profissionais de saúde do SAMS e agentes políticos.

 

-------------------------------------------

Leia também:

Começou a campanha de prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis