Desacatar profissional da saúde é crime e prevê cadeia, segundo Código Penal

Como se não bastasse todos os desafios enfrentados na pandemia do novo coronavírus, os profissionais da saúde ainda estão tendo que lidar com a crescente hostilidade e violência de pacientes durante o atendimento.
“É crime e dá cadeia (Código Penal | Ar. 331) o desacato dirigido a qualquer funcionário público no exercício de sua função. E é importante ressaltar que, no caso dos profissionais da saúde, nesse tempo de pandemia, o respeito ganha um aspecto ainda mais nobre e substancial”, opinou a advogada Tatiana Fodra, secretária municipal de assuntos jurídicos da Prefeitura.
Com o aumento atual das síndromes gripais, a procura por atendimento médico também cresceu. Como consequência, o tempo de espera foi prolongado para consultas e testes.
“É preciso paciência e empatia dos pacientes nesse período, pois além de termos alcançado o limite de nossa estrutura física, também lidamos com profissionais que adoecem e precisam de afastamento como qualquer pessoa”, pediu a enfermeira Queila Pavani, diretora do SAMS.
Divulgação: Prefeitura de Ibitinga