Álcool: qual seu uso correto?

Um dos produtos mais comentados e consumidos durante este período de pandemia é o álcool em gel, ou liquido, mas como utilizá-lo corretamente?
O álcool líquido, geralmente, é utilizado para a limpeza e higienização das superfícies de móveis e objetos pessoais. Se usar o álcool líquido para higienizar as mãos, ele pode causar rachaduras nas palmas, sendo uma porta de entrada para novas bactérias.
O álcool gel não pode ser usado para a limpeza de móveis por possuir uma consistência gelatinosa, o que pode dar uma aparência de embaçado, e faz com que não funcione corretamente. Então, o álcool gel é mais indicado para a desinfecção das mãos por esse motivo.
Primeiramente, o produto somente deve ser utilizado apenas no caso de impossibilidade de lavar as mãos com água e sabão. Para a eficácia o álcool gel deve possuir 70% de concentração.
Para desinfetar as mãos corretamente, basta aplicar uma dose de aproximadamente 3 ml, no centro de uma das mãos. Depois, espalhar o produto até a sua secagem, em toda a superfície da pele, pegando os vãos dos dedos, dedos e os pulsos.
A sua textura deve ser gelatinosa, mas não grudenta. Deve ser transparente, mesmo que apresente coloração.
Outro ponto de atenção é o local de armazenamento, que deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos; longe de produtos inflamáveis e se possível, recomenda-se ler as informações contidas no rótulo.
E claro, usar máscaras, manter o distanciamento social e seguir as regras básicas das autoridades sanitárias, que sempre reforçam a importância dos cuidados pessoais, para se evitar a transmissão da Covid-19.
Ao perceber algum sintoma da Covid-19, procure o Centro de Referência de Combate ao Covid-19 (CRCC), na Vila Maria, para atendimento imediato. Um médico realizará o diagnóstico para definir a melhor conduta e manter o acompanhamento do caso.
Serviço:
Centro de Referência de Combate ao Covid-19 (CRCC)
Endereço: Rua Expedicionário Kay Jenson, 150 - Vila Maria
Telefone: (16) 3342 7300
Divulgação: Prefeitura da estância Turística de Ibitinga.