21 de setembro: “Dia da Árvore”

O 'Dia da Árvore' é comemorado no Brasil em 21 de setembro e a criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. É o momento oportuno para a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais.
O Dia da Árvore foi instituído no Brasil, pelo presidente Castelo Branco, através do decreto-lei de 24 de fevereiro de 1965.
As árvores são o maior símbolo da natureza, produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais.
A Prefeitura da Estância Turística de Ibitinga, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que cuida do Viveiro Municipal, que possui cerca de 80 espécies arbóreas.
No Viveiro Municipal são realizadas as produções das mudas de diferentes espécies arbóreas e arbustivas, nativas ou exóticas. Tem também espécies frutíferas. São ipês, jacarandás, pitangas, flamboyant, e muito mais.
No caso de interesse em plantar mudas de árvores procure o “Viveiro Municipal”, onde serão dadas informações das melhores mudas para determinados fins.Tanto as mudas quanto as orientações de plantio e cuidado são gratuitas.
Serviço:
Viveiro Municipal
Local: Avenida Anchieta n.130 - Vila Maysa.
Data: de segunda a sexta-feira.
Horário: das 8h às 16h30.Telefone: (16) 3352 7000 ramal 7216.