Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é marcada para dia 02 de fevereiro

Ibitinga realiza a 12ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no dia 02 de fevereiro, domingo, a partir das 8h30. Esta é uma das mais tradicionais festas do turismo religioso da região, que acontece às margens do Rio Jacaré-Guaçu, e atrai cerca de 4 mil pessoas.

O evento conta com uma programação que envolve shows, praça de alimentação e até sorteio de barco. A parte religiosa é composta pela Santa Missa e a famosa procissão náutica, com a navegação de dezenas de barcos.

“É uma festa que reúne a família católica, mas também àquelas pessoas que querem participar de uma programação especial e muito bonita. Terá quermesses com diversas barracas de alimentação oferecendo comidas típicas, bebidas e parte do dinheiro obtido com as vendas será revertida ao Fundo Social de Solidariedade, bem como à Santa Casa de Ibitinga”, explicou Marcus Amaral, coordenador de turismo da Prefeitura.

O público também poderá concorrer a um barco de alumínio de seis metros. O sorteio será para os que adquirirem um ‘vale espetinho de carne’, no valor de R$ 15.

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é realizada pela Prefeitura de Ibitinga, através da Secretaria de Turismo, e organizada pelas paróquias São Pedro e São Cristóvão , com ajuda da Associação Nossa Senhora dos Navegantes.

Estrutura

Desde o ano passado, o evento se concentra em uma nova estrutura. Agora, a área já possui piso intertravado para estacionamento e locomoção de pedestres, guias, gradil de proteção, iluminação e um novo PIT de informações turísticas.

A organização envolve cerca de 100 pessoas, entre funcionários da Prefeitura e voluntários, além de todo um aparato de segurança pública com auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Municipal.

Sentido religioso

Nossa Senhora dos Navegantes é considerada a padroeira dos navegantes e viajantes. A Santa, na religião cristã, passa a receber pedidos de intercessão durante as travessias de embarcações na Idade Média, sobretudo na época das Cruzadas, quando portugueses e espanhóis cruzavam o mar Mediterrâneo rumo à Palestina.

No Brasil, a devoção tem início com os primeiros colonizadores portugueses. Os pescadores, então, faziam orações à Nossa Senhora dos Navegantes, antes de irem para o mar buscar o sustento para a família.

Em Ibitinga, a festa em homenagem à Santa começa a ser realizada no ano de 2009, através de iniciativa da recém formada Associação Nossa Senhora dos Navegantes. A ocasião religiosa, além de promover a benção de toda atividade pesqueira, está intimamente ligada aos propósitos de proteção ambiental da fauna, flora, rios e nascentes da região.

Confira a programação:

DOMINGO, DIA 02:

8h30: Santa Missa

9h30: Procissão com barcos

12h em diante: Almoço, show e sorteio

nossa senhora dos navegantes cartaz

Fonte: Prefeitura de Ibitinga