SAMS inicia intensificação de vacina contra a febre amarela

A população de Ibitinga será vacinada contra a febre amarela, nesta semana. A Prefeitura, por meio das equipes de saúde do SAMS, fará a imunização em bebês com mais de 9 meses de vida até a pessoas adultas de qualquer idade.

“A vacina é de dose única para a vida, ou seja, quem já tomou não precisa tomar novamente. A imunização será feita tanto na Sala Central de Vacinas, como no PSF da Vila Maria”, informou a enfermeira Simone Zeponi, que coordena esta ação em Ibitinga.

 O atendimento normal é das 8h às 16h. No entanto, haverá expediente em caráter especial na sexta-feira (28) até às 19h e no sábado (29) das 8h às 15h. Para se vacinar, é necessária a apresentação da carteirinha de vacinação.

A vacina não pode ser aplicada em mulheres em fase de gestação. Além disso, a imunização também não é indicada para idosos acima de 60 anos de idade, havendo a necessidade de prescrição médica que autorize a aplicação da dose a partir desta idade.

A Sala Central de Vacinas fica na Av. Dom Pedro II, 606. Já a sala de vacinas do PSF da Vila Maria fica na R. Expedicionário Kay Jenson, 166, bairro Vila Maria.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave (febril aguda), causada por um vírus transmitido por mosquitos. O Aedes aegypti pode transmitir a doença, por isso a importância da vacinação como forma de prevenção, sobretudo, ao ciclo urbano.

Mito

O Ministério da Saúde esclarece que os macacos NÃO transmitem a doença da febre amarela. Na verdade, os primatas acabam sendo vítimas da doença e são considerados os “sentinelas” da circulação do vírus, quando o animal morre pela doença.