Ibitinga: cerol em linha de pipa é proibido por Lei; Guarda faz alerta aos pais

A Prefeitura de Ibitinga alerta para os perigos na utilização de linha chilena e cerol ao soltar pipa. Os acidentes envolvendo estes materiais podem ser fatais. Cabe aos pais conferir se seus filhos estão usando o material perigoso.

Segundo a Guarda Municipal, é importante lembrar que o uso de cerol em linhas de pipa é proibido por lei e os pais do menor podem ser responsabilizados. Linha com cerol causa cortes graves no corpo e é responsável por fatalidades, principalmente contra motociclistas.

“E aí vale um alerta de prevenção também para os motociclistas para que usem aquelas famosas antenas de proteção de linha, que são colocadas no guidão da moto. Mesmo sem cerol, a linha pode ser fatal se atingir o pescoço de um motociclista”, alertou Verderi Paulo Verderi, diretor da Guarda Municipal.

Confira as dicas de segurança para quem soltar pipa:

  • Não empine pipas perto de redes elétricas e prefira campos abertos para brincar com elas;
  • Não faça pipas usando material de alumínio. Isso potencializa o perigo, já que em contato com fios de alta tensão provocam curtos-circuitos;
  • Nunca tente retirar a pipa enroscada em fios de energia, bem como de cima de lugares altos como telhados ou postes, evitando assim o risco de cair;
  • Não solte pipas em dias chuvosos. Elas podem atrair raios e conduzir a energia elétrica até a pessoa;
  • Não solte pipas em locais movimentados de pessoas, principalmente no meio do trânsito. Mesmo sem cerol, a linha pode causar ferimentos graves em motoqueiros e ciclistas.

 

Fonte: Prefeitura de Ibitinga